Vários problemas de uma só vez...


Desabafando com a IA...

"Você quer me ajudar em alguns problemas pessoais?"

Claro, estou aqui para ajudar. Quais problemas você está enfrentando?


"Bom, eu não estou bem de saúde, estou com uns 3 meses que não venho tendo uma vida normal, não saio de casa, só para o hospital. Fiz muitos exames e eu descobri um monte de coisas que estão afetando meu psicológico, estou com alguns problemas que talvez seja necessário fazer histerectomia completa. Estou sentindo dores pélvicas intensas! Minha qualidade de vida, está zero. Meu cabelo está caindo bastante e eu não consigo dormir bem á noite, devido ao cisto, que quando me viro ele dói muito. Tenho marcação com um cirurgião este mês. Hoje, acordei com o meu pescoço muito inchado e dores fortes agudas, minha tireóide está muito inflamada, preciso fazer um exame de tireóide e vou marcar.
Bom, eu saí de casa aos 16 anos, porque sofria muito abuso físico e psicológico dos meus pais, eram muitas agressões vividas. Fui morar com a mãe do meu pai, até casar, ela me negava comida e eu sempre trabalhei para me virar. Casei aos 19 e meu marido é maravilhoso, é um anjo na minha vida. Minha mãe teve esquizofrenia paranóide em 2017 e eu tive cuidando dela por uns 3 meses em 2020. Ela nunca reconheceu meus esforços, é uma pessoa que além da esquizofrenia, sempre foi difícil de lidar com ela, ela só faz o que quer, é teimosa, não sabe dialogar, desqualifica a minha imagem para todos ao meu redor. Eu estou morando em outro estado há 4 anos e quando eu saí de casa aos 16 eu me libertei. Porém, ela sempre gostou de apanhar do marido dela e defender ele em tudo, nós filhos que somos os monstros para ela. Eles dois nunca nos amaram, sempre sentiram prazer em nos maltratar para fazer suas vontades. Ela chegou semana passada de surpresa, aqui em minha casa e eu não estava esperando, ela fez um B.0 falso, contra meu irmão, desqualificando a dignidade dele. Eu encontrei esse BO, ela disse que não vai retirar, porque quem obrigou foi o marido dela, no entanto, ela fica tentando jogar palavras de maldição para mim, eu tive que expulsar ela da minha casa, em uma crise de pânico. Ela alugou uma casa e está morando nela, ela está curada da paranóia que ela tinha, pois teve vários tratamentos de choque. Bom, eu mesmo sabendo que não sou culpada, estou me sentindo culpada pela atitude de não falar mais com ela, nem manter contato. Ela disse que não quer saber de ninguém, só dela mesma. Disse que nem queria que eu soubesse que ela estava aqui na cidade, mas ao mesmo tempo, veio parar na minha casa, ela vive chamando o marido dela para vir, ela ama sofrer. Eu ao mesmo tempo, estou tentando cuidar da minha saúde física e meni, que não está nada bem e a minha mãe se tornou um peso pesado, perto de mim, sempre atrapalhando. Eu falei que não queria ela mais na minha casa, porque ela não gosta de mim, só gosta para aquilo que convém, quando precisa. Ela gosta de prejudicar a gente e eu afastei meu marido dela também! Portanto, estou sempre preocupada com ela, mas não quero mais aproximação, ela não sabe conversar, só fala gritando e isso não é bom para mim. O que eu faço? Estou com todos esses problemas de saúde físicos e ainda tendo que aturar minha mãe, que apareceu do nada, devo me sentir culpada? "

Sinto muito por tudo que você está passando. É realmente uma situação difícil e complexa. Vamos tentar separar os problemas para que possamos abordar cada um deles:

Saúde Física
Dores pélvicas intensas e cisto: É crucial seguir as orientações do seu médico e manter a consulta com o cirurgião marcada. A histerectomia completa pode ser necessária, mas é uma decisão que deve ser tomada com base em uma avaliação médica completa.
Problemas de tireoide: Marque o exame de tireoide o mais rápido possível para obter um diagnóstico preciso e iniciar o tratamento adequado.
Queda de cabelo e insônia: Podem estar relacionadas ao estresse, problemas hormonais ou outras condições de saúde. Converse com seu médico sobre esses sintomas.
Saúde Mental
Histórico de abusos e traumas: A experiência que você teve com seus pais foi traumática e, compreensivelmente, afeta sua saúde mental até hoje. Terapia com um psicólogo ou psiquiatra pode ajudar a lidar com esses traumas.
Presença da sua mãe: A chegada inesperada da sua mãe e os comportamentos dela estão afetando sua saúde mental. Se afastar dela parece ser a melhor decisão para proteger seu bem-estar. Não se sinta culpada por priorizar sua saúde mental.
Relação com a Mãe
Limites saudáveis: Estabeleça limites claros e mantenha distância se a presença dela é prejudicial. Você não é responsável pelos comportamentos e escolhas dela.
Sentimento de culpa: É natural sentir-se culpada, mas lembre-se de que cuidar de si mesma não é egoísmo. Seu bem-estar deve ser prioridade.
Ações Práticas
Comunicação com profissionais de saúde: Continue com suas consultas e siga as orientações médicas.
Terapia: Procure ajuda de um terapeuta para lidar com o estresse e os traumas.
Apoio social: Mantenha seu marido por perto, ele parece ser um grande apoio para você. Além disso, procure grupos de apoio online ou locais.
Lembre-se de que você não está sozinha. Buscar ajuda profissional e apoio emocional pode fazer uma grande diferença. Se precisar de mais conselhos ou apoio, estarei aqui para ajudar.

"Continue me aconselhando por favor "

Claro, vamos aprofundar um pouco mais nos conselhos:

Saúde Física
Consultas e Tratamentos:

Dores Pélvicas e Cisto: Até sua consulta com o cirurgião, mantenha um diário das dores, anotando quando elas ocorrem, sua intensidade, e qualquer coisa que pareça aliviar ou piorar os sintomas. Isso pode ajudar seu médico a entender melhor sua condição.
Tireoide: A inflamação da tireoide pode causar vários sintomas, incluindo fadiga e queda de cabelo. Após o exame, siga rigorosamente o tratamento prescrito. Medicamentos ou mudanças na dieta podem ajudar a estabilizar sua tireoide.
Saúde Mental
Lidar com o Estresse:

Terapia: Se possível, comece ou continue a terapia. Um terapeuta pode fornecer técnicas específicas para lidar com traumas e o estresse atual.
Mindfulness e Relaxamento: Práticas como meditação, respiração profunda e ioga podem ajudar a reduzir o estresse e melhorar seu bem-estar geral. Existem muitos recursos online gratuitos que podem guiá-la nessas práticas.
Atividades Prazerosas: Mesmo com as limitações físicas, tente encontrar pequenas atividades que lhe tragam alegria e distração. Isso pode incluir leitura, ouvir música, ou assistir a programas que você goste.
Relação com a Mãe
Estabelecimento de Limites:

Limites Claros: Seja firme em seus limites com sua mãe. Deixe claro que, devido à sua saúde, você não pode ter contato constante com ela. Se necessário, comunique isso por escrito para evitar confrontos diretos.
Contato Restrito: Se for inevitável manter algum contato, restrinja-o ao mínimo necessário e tente fazer isso de maneiras que não a deixem tão exposta, como por mensagens ou ligações breves.
Sentimento de Culpa:

Aceitação e Auto-Compaixão: Entenda que seus sentimentos são válidos e que priorizar seu bem-estar não é errado. Pratique a auto-compaixão, lembrando-se de que você está fazendo o melhor que pode em circunstâncias muito difíceis.
Suporte Social
Apoio do Marido:

Diálogo Aberto: Continue conversando com seu marido sobre o que você está sentindo e precisando. O apoio emocional dele pode ser crucial neste momento.
Atividades em Conjunto: Envolva-se em atividades tranquilas e prazerosas com seu marido, que possam fortalecer seu vínculo e proporcionar momentos de alívio.
Rede de Apoio:

Amigos e Familiares de Confiança: Se tiver outras pessoas de confiança além do seu marido, não hesite em procurar apoio. Muitas vezes, amigos e outros familiares podem oferecer um ombro amigo e ajudar em momentos difíceis.
Grupos de Apoio: Pesquise grupos de apoio para pessoas com problemas de saúde semelhantes aos seus. Compartilhar experiências com outras pessoas que entendem o que você está passando pode ser muito reconfortante.
Rotina Diária
Criação de uma Rotina:

Estrutura e Planejamento: Mesmo que você não se sinta bem fisicamente, tente criar uma rotina diária que inclua momentos de descanso, atividades leves e práticas de autocuidado.
Pequenas Conquistas: Celebre pequenas vitórias diárias, como conseguir dormir um pouco melhor ou ter um dia com menos dores. Essas conquistas ajudam a manter a motivação.
Considerações Finais
Lembre-se, sua saúde e bem-estar são prioridade. É normal sentir-se sobrecarregada e é importante procurar ajuda quando necessário. Continue focando no autocuidado e permita-se descansar e se recuperar. Você merece se sentir bem e ter uma qualidade de vida melhor.

Se precisar de mais conselhos ou de falar sobre algo específico, estarei aqui para ajudar.







Comentários