Quantos filmes têm jogos mortais?

Quantos filmes têm jogos mortais?

A franquia "Jogos Mortais" possui 9 filmes até agora. O primeiro filme foi lançado em 2004 e o mais recente, "Espiral: O Legado de Jogos Mortais", foi lançado em 2021.

Qual a ordem cronológica dos filmes?

A ordem cronológica dos filmes "Jogos Mortais", considerando a sequência dos eventos na narrativa e não a data de lançamento, é um pouco complexa devido às diversas retrospectivas e sobreposições temporais que ocorrem ao longo da série. No entanto, a ordem de lançamento dos filmes, que também reflete em grande parte a progressão da trama principal, é a seguinte:

Jogos Mortais (2004) - Introduz o assassino Jigsaw e sua filosofia de "testar" as vítimas.

Jogos Mortais II (2005) - Continua a história, apresentando mais sobre Jigsaw e seus jogos mortais.

Jogos Mortais III (2006) - Aprofunda a relação entre Jigsaw e sua aprendiz Amanda.

Jogos Mortais IV (2007) - Ocorre paralelamente aos eventos do terceiro filme e expande o universo de Jigsaw.

Jogos Mortais V (2008) - Segue os sobreviventes tentando decifrar as pistas deixadas por Jigsaw.

Jogos Mortais VI (2009) - Explora mais da vida pessoal e das motivações de Jigsaw.

Jogos Mortais: O Final (2010) - Prometido como o capítulo final da saga (mas não foi).

Jogos Mortais: Jigsaw (2017) - Retorna ao mundo de Jigsaw vários anos após sua morte.

Espiral: O Legado de Jogos Mortais (2021) - Uma espécie de reinício/continuação focada em um novo discípulo de Jigsaw.

Essa é a ordem básica seguindo a linha principal da narrativa e como os filmes foram lançados. A cronologia pode ficar um pouco mais complicada se considerar todos os flashbacks e a história detalhada de alguns personagens secundários.

Qual a origem de jogos mortais, qual a história por trás?

A origem da franquia "Jogos Mortais" remonta a um curta-metragem criado por James Wan e Leigh Whannell em 2003. Esse curta foi desenvolvido para mostrar o conceito central da série e ajudar a financiar o longa-metragem completo. O curta impressionou os produtores e levou à criação do primeiro filme da franquia, "Jogos Mortais", lançado em 2004.

A história central de "Jogos Mortais" gira em torno do personagem John Kramer, também conhecido como Jigsaw. Kramer é um engenheiro civil e ex-promotor de saúde que descobre que tem um câncer terminal. Desiludido com a vida e as pessoas que não valorizam suas próprias vidas, ele começa a criar "jogos" ou "testes" macabros como uma forma de fazer as pessoas enfrentarem seus pecados e valorizarem suas vidas. Ele nunca se vê como um assassino, mas como alguém que oferece uma chance de redenção através de provações extremas.

O elemento de terror da franquia não vem de monstros ou forças sobrenaturais, mas da própria psicologia humana e das armadilhas mortais que Jigsaw cria. Cada filme da série revela mais sobre o background de Jigsaw, suas motivações, seu complexo código moral e as pessoas que ele recruta para continuar seu legado após sua morte.

O sucesso da franquia pode ser atribuído à mistura única de elementos de terror psicológico, mistério, e um vilão carismático que desafia os protagonistas e o público com enigmas morais e físicos.

Mas, se ele matava todas as pessoas, como ele achava que elas iriam encontrar a redenção? Ele era maluco?

John Kramer, o Jigsaw de "Jogos Mortais", tinha uma filosofia bastante distorcida, mas ele não matava diretamente suas vítimas. Em vez disso, ele criava situações extremamente complexas e dolorosas, as "armadilhas", onde suas vítimas tinham a oportunidade de escapar, geralmente às custas de grandes sacrifícios físicos ou morais. Ele acreditava que essas provações extremas serviriam para as pessoas valorizarem suas vidas e mudarem seus comportamentos para melhor.

Jigsaw se via mais como um mentor ou um salvador do que como um assassino. Ele justificava suas ações acreditando que estava dando às suas vítimas uma chance de redenção, uma "lição" para que elas pudessem apreciar suas vidas e corrigir seus erros. Claro, essa lógica é profundamente falha e reflete uma mente perturbada.

Sua mentalidade pode ser vista como uma manifestação de psicopatologia, possivelmente exacerbada por sua própria doença terminal e a percepção de que as pessoas ao seu redor não valorizavam suas vidas da maneira que ele acreditava que deveriam. Essa visão de mundo distorcida, combinada com seu intelecto e habilidades de engenharia, o tornou um dos vilões mais intrigantes e aterrorizantes do cinema moderno.

Como ele terminou? Ele realmente morreu? Deixou alguém para continuar seu legado de jogos aterrorizantes?

John Kramer, conhecido como Jigsaw, realmente morre no final de "Jogos Mortais III" devido a complicações do câncer em combinação com ferimentos infligidos por uma de suas vítimas. No entanto, a franquia continua após sua morte, mostrando a influência duradoura que ele teve e como ele planejou jogos que seriam executados mesmo após seu falecimento.

Kramer, antecipando sua própria morte, recrutou vários aprendizes ao longo dos filmes para continuar seu legado. Os mais notáveis são:

Amanda Young - Uma sobrevivente de uma das primeiras armadilhas de Jigsaw que se torna sua aprendiz mais dedicada. Ela aparece em "Jogos Mortais II", "III" e "IV". Amanda é uma personagem complexa cuja dedicação a Jigsaw é testada várias vezes, especialmente quando suas armadilhas se desviam da filosofia original de Jigsaw ao tornarem-se inescapáveis.

Mark Hoffman - Detetive que se torna um aprendiz após Jigsaw incriminá-lo em uma de suas armadilhas. Hoffman é mais brutal e menos escrupuloso do que Jigsaw, e suas armadilhas muitas vezes não oferecem uma chance real de sobrevivência. Ele se torna o principal antagonista após a morte de Jigsaw, sendo uma figura central em "Jogos Mortais IV" até "Jogos Mortais: O Final".

Dr. Lawrence Gordon - Apresentado em "Jogos Mortais" como uma das primeiras vítimas de Jigsaw, o Dr. Gordon sobrevive e, de maneira surpreendente, é revelado no final de "Jogos Mortais: O Final" como outro aprendiz que ajudou a organizar os jogos em nome de Jigsaw, seguindo suas instruções de maneira mais fiel à sua filosofia original.

Esses aprendizes e suas interpretações das "lições" de Jigsaw ajudam a perpetuar seu legado ao longo dos filmes, mantendo viva sua memória e seus métodos macabros, mesmo após sua morte. A continuidade desses jogos reflete não só a manipulação e o planejamento meticuloso de Jigsaw mas também as formas distorcidas como seus seguidores interpretam sua filosofia.

De alguma maneira esses filmes de jogos mortais, refletem á realidade?

Os filmes de "Jogos Mortais" são essencialmente obras de ficção e pertencem ao gênero de terror, mas eles tocam em alguns temas e questões que podem refletir aspectos da realidade, especialmente relacionados à psicologia humana, moralidade e justiça.

Valorização da Vida: A premissa central de Jigsaw testar suas vítimas para que elas aprendam a valorizar suas vidas pode ressoar como uma crítica extrema à complacência ou ao descaso com que algumas pessoas tratam suas próprias vidas ou as dos outros. Nesse sentido, embora de uma forma muito distorcida e moralmente questionável, os filmes exploram a ideia de que as pessoas muitas vezes não apreciam o que têm até enfrentarem a possibilidade de perder tudo.

Justiça e Vingança: Jigsaw seleciona suas vítimas baseando-se em seus pecados percebidos ou falhas morais. Isso reflete um desejo extremo de justiça, onde o castigo é direcionado a quem falhou em viver de acordo com certos padrões éticos. Na realidade, discussões sobre justiça versus vingança são prevalentes e complicadas, envolvendo debates legais e éticos profundos.

Escolhas Morais Sob Pressão: Os filmes frequentemente colocam personagens em situações onde devem fazer escolhas morais difíceis sob extrema pressão. Isso pode ser visto como uma lente ampliada sobre como as pessoas tomam decisões em situações de vida ou morte, refletindo temas de sacrifício, sobrevivência e egoísmo.

Controle e Manipulação: A maneira como Jigsaw controla e manipula suas vítimas para realizar seus jogos pode ser interpretada como uma metáfora para os vários tipos de controle e manipulação psicológica que ocorrem na sociedade. Isso pode variar desde dinâmicas de poder pessoais até manipulação pelas mídias ou governos.

Efeitos do Trauma: Os filmes também exploram as consequências do trauma e como experiências extremamente negativas podem mudar uma pessoa, muitas vezes levando a comportamentos destrutivos ou a uma mudança radical na visão de mundo.

Embora "Jogos Mortais" utilize esses temas de maneiras que são amplificadas e dramatizadas para o efeito de entretenimento, eles podem servir como pontos de partida para reflexões sobre questões reais, estimulando discussões sobre ética, moralidade e a natureza humana.




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