Origens dos meus sobrenomes, (Moura, Melo) e (Lopes) que pertencia á minha mãe, antes dela casar com meu pai, substituindo por Moura. fiz uma pesquisa profunda...

origem do nome Lopes Moura ( meu pai)
Lopes, Melo (minha mãe)


Curiosidades

O sobrenome MOURA tem raízes toponímicas, e deriva de uma antiga família que procede de um nobre português chamado D. Pedro Rodrigues, e do seu irmão D. Álvaro Rodrigues, que conquistaram dos MOUROS um lugar de nome MOURA em Portugal.

João Rodrigues de Sá, entre os versos que dedicou às famílias nobres de Portugal, fez esta referência aos MOURAS:

“Quem sete castelos doura
sobre vermelho acendido
he o sangue conhecydo
por tomar aos mouros Moura
donde trouxe o apelydo”

A TORRE DE MOURA e a princesa árabe SALÚQUIA.

A Torre de Moura se localiza na Cidade de Moura em Portugal. A história deste lugar encontra-se associada a princesa Salúquia, que era governadora da cidade a época chamada de Al-Manijah.

A princesa Salúquia era noiva de Bráfama, alcaide mouro de Aroche. Na véspera do matrimônio, Bráfama dirigiu-se com uma comitiva para Al-Manijah, a dez léguas de distância. Mas todo o território a norte e oeste tinha já sido conquistado pelos cristãos e a jornada revelava-se perigosa.

O rei de Portugal encarregou dois fidalgos, os irmãos Álvaro Rodrigues e Pedro Rodrigues, de conquistar a cidade.

Estes irmãos emboscaram-se num olival nas proximidades da cidade. A comitiva de Aroche, surpreendida pela ação destes cavaleiros cristãos, foi facilmente vencida, e Bráfama foi morto.

Disfarçando-se com as vestes dos árabes, os fidalgos cristãos dirigiram-se para a cidade. Salúquia estava no alto da torre do castelo, onde aguardava a chegada do seu noivo. Vendo aproximar-se um grupo de cavaleiros aparentemente islâmicos, a princesa julgou que se tratava da comitiva de Aroche e ordenou que abrissem as portas da fortificação.

Mal transpuseram a muralha, os cristãos lançaram-se sobre os defensores da cidade e conquistaram o castelo.

Salúquia percebeu então o erro que tinha cometido e, ferida pela certeza da morte de Bráfama, tomou as chaves da cidade e precipitou-se da torre onde se encontrava.

Comovidos pela história de amor que os sobreviventes islâmicos lhes contaram, os irmãos Rodrigues renomearam a cidade para Terra da Moura Salúquia. O tempo transformou na atual cidade de MOURA.

Os irmãos Álvaro Rodrigues e Pedro Rodrigues tomaram então o MOURA por sobrenome dando origem a uma descendência que perdura até os dias de hoje.





Origem do sobrenome (Melo)

Melo (em ortografia arcaica Mello) é um relativamente frequente apelido de família da onomástica da língua portuguesa. Sua origem provável é o topônimo Melo (em Portugal), cuja origem poderia ser uma corruptela do nome de uma ave, o melro.
Descende esta família da linhagem dos de Riba de Vizela. D. Soeiro Raimundes de Riba de Vizela que em princípios do século XII vivia na sua quinta de Aguiar, freguesia de S. Cosme, concelho de Gondomar, junto ao Porto, foi rico-homem e alferes-mór de D. Afonso II e casou com D. Urraca Viegas.

Foi chamado o Merlo - ou «melro» -, (contemporâneo dos reis D. Afonso III e D. Dinis) foi chefe de linhagem dos «de Riba de Vizela» e, por esta via, da dos «da Maia». Vindo para o Sul, fundou na Beira a vila de Merlo, depois Melo, sendo dela senhor, bem como de Gouveia.

Do seu casamento com D. Urraca Viegas, filha de D. Egas Gomes Barroso e de sua mulher D. Urraca Vasques de Ambia, teve descendência na qual se fixaria o nome Melo. Assim, de seu filho D. Mem Soares de Melo, que lhe sucedeu como Senhor da vila de Melo, provém a família Melo. De seu outro filho, Pedro Soares, provém a família Alvim.

A maior parte das pessoas que têm apelido "Melo" ou "Mello" fazem parte desta rica e grande família. Muitos famosos que nós vemos hoje em dia fazem parte desta família.

    Brasão da família Melo / Condes de Olivença 

Armas da família Melo, livro do armeiro Mor (1509)




Origem do sobrenome (Lopes ou Lopez)

Clique no link e leia na fonte oficial! ♥️

Comentários