Saiba o que significa evasão fiscal e elisão fiscal

A evasão fiscal e a elisão fiscal são dois conceitos distintos, mas ambos estão relacionados com a redução do pagamento de impostos.

A evasão fiscal é uma prática ilegal onde o contribuinte busca reduzir os impostos de maneira ilegal, seja omitindo informações, declarando valores menores, ou utilizando outras práticas antiéticas ou ilegais. Por exemplo, quando uma empresa falsifica documentos para não pagar impostos devidos ou apresenta notas fiscais frias para abater impostos, isso é evasão fiscal.

A elisão fiscal, por outro lado, é uma prática legal onde o contribuinte utiliza estratégias de planejamento tributário para reduzir a carga tributária. Pode-se usar recursos legais como a utilização de incentivos fiscais, formas de tributação que são mais vantajosas para a empresa, (como o lucro presumido ao invés do lucro real), entre outras ferramentas legais para pagar menos impostos.

A principal diferença entre evasão fiscal e elisão fiscal é a legalidade. A evasão fiscal é ilegal e deve ser evitada a todo custo, enquanto a elisão fiscal é uma prática legal e aceitável que pode ser adotada para reduzir a carga tributária. É importante enfatizar que a elisão fiscal deve ser planejada por um especialista, pois práticas como a redução dos custos trabalhistas, a exemplo: ocultação de fração do pagamento dos salários dos funcionários, são ilegais e estão sujeitos a processos administrativos e jurídicos.

Comentários