Os 3 grupos de renda própria, que você precisa conhecer

Existem diversas formas de se obter renda, e elas podem ser classificadas em três grupos: renda própria, renda paralela e renda de dono de empresa. 

A renda própria é aquela obtida por uma pessoa física, por exemplo, através de um emprego formal com carteira assinada, prestação de serviços autônomos, aluguel de imóveis ou recebimento de aposentadoria ou pensão.

A renda paralela é aquela obtida por uma pessoa que realiza atividades extras, geralmente sem registro formal, como por exemplo, revenda de produtos, serviços prestados sem emissão de recibo ou nota fiscal, vendas online, entre outros.

Por fim, a renda de dono de empresa é aquela obtida por um proprietário ou sócio de um negócio, seja ele uma pequena empresa, uma grande corporação ou um empreendimento individual.

As formas de tributação dessas diversas modalidades de renda variam de acordo com as leis e regulamentações aplicáveis, e podem envolver diferentes obrigações fiscais e procedimentos de declaração. É importante que o contribuinte esteja ciente de suas obrigações tributárias e procure orientação especializada de um contador, por exemplo, para evitar problemas no cumprimento das obrigações fiscais e assegurar o cumprimento adequado das leis fiscais aplicáveis.

Comentários